Pérolas de Sabedoria

quinta-feira, janeiro 26, 2012

FAZ HOJE 5 ANOS ...


Faz hoje cinco anos que partiste. E como há cinco anos, no dia de hoje os relógios não deram horas. O sol não brilhou com mais força. Os pássaros não cantaram mais alto, nem o mar se revoltou mais do que é costume. Nas ruas as pessoas não se apressaram mais. O trânsito não parou, nem as pessoas sentiram a tua falta. Em tua casa o teu cão sentiu.


Faz hoje cinco anos que partiste e lembro-me desse dia como se fosse ontem. Aliás, para mim, é como se tivesse sido. Lembro-me de toda a sequência de eventos que levaram desse dia ao dia seguinte, e lembro-me de todas as pessoas que mobilizaste como só tu sabias fazer!

Lembro-me de ti todos os dias, e sei que há muito mais gente que como eu também se lembra. Até chego mesmo a pensar, ou arriscar escrever, que todos nós nos lembramos de ti a cada hora. Mas não sei se será verdade. Eu sei que cá em casa, é!

Faz hoje cinco anos que partiste e embora pensemos em ti todos os dias, poucos sabem a falta que verdadeiramente fazes. Por todas as razões e mais alguma. Desde a companhia a tomadas de decisões. Fossem conselhos, ou simples conversas de circunstância, nunca ninguém conseguirá ter o poder que tiveste, e a presença que te eram tão características.
Sempre bem vestida. Sempre bem posta. Fosse em que circunstancia fosse. Fosse porque razão fosse. Há cinco anos tudo era diferente. Há cinco anos todos éramos mais fortes, e menos frios. Há um ano… Há um século. Há um segundo…
Foi como se tivesse sido de um segundo para o outro, embora já todos o esperássemos.

Faz hoje cinco anos que partiste. Para trás ficaram os fins de tarde cá em casa. As mesas cheias de gente no Natal.
Faz hoje cinco anos que partiste, e como há cinco anos, os relógios não atrasaram. Não deram horas. As pessoas não prestaram homenagens. Os pássaros não voaram mais alto. Nem o sol brilhou com mais força por entre as nuvens. Só nós é que soubemos que dia era hoje.

Faz hoje cinco anos que partiste e ainda não acredito que seja verdade. Sou obrigada a acreditar por causa de tudo o que se passa à minha volta. Mas sei que lá de cima, ou à nossa volta, estejas onde estiveres, estás a olhar por todos nós, preocupada, e com vontade de ajudar e participar como era o teu costume.

Ao longo destes anos, pouco se falou sobre o passado, sobre o futuro ou sobre o presente. Cada um tomou para si o que aconteceu e um a um lidamos com isso da melhor forma que encontramos. Escrevendo. Lendo. Conversando….
Faz hoje cinco anos e ainda ontem aqui estavas. Há um século. Há um ano. Há um segundo.



3 Comments:

Enviar um comentário

<< Home