Pérolas de Sabedoria

sexta-feira, janeiro 21, 2011

DAS CORDAS E DOS LIMITES

Há quem goste desse jogo, do esticar a corda, quem todos os dias a puxe mais um bocadinho… E a corda vai-se deixando ir, dando de si, enfraquecendo.
Todos os dias há quem teste os nossos limites e os force mais um bocadinho e todos os dias vamos cedendo e os nossos limites alargando e alargando. E um dia, repararemos que já não os reconhecemos, aos nossos limites, que deixámos a corda esticar demais, que se esticaram demais, que nos encolhemos demais…
E, talvez seja por isso, por essa percepção revoltante de quem se perdeu, que, num dia, igual a tantos outros, há alguém que se passa, que foge, emigra, hiberna, entra em depressão…

Todos temos os nossos limites, e todos os dias tentam que abdiquemos deles, brincam e vão mais além. Todos os dias nos esticam a corda e a paciência, esquecendo que há um limite sagrado para toda a gente, a gota que faz transbordar o copo, no dia em que acordamos, lavamos a cara e vemos um estranho do outro lado do espelho. Um estranho de quem nem sequer gostamos… E nesse dia a corda rebenta, por tudo e por um nada qualquer, e nem importa quem é o lado mais fraco ou mais forte, nesse dia, ela rebenta para todos os lados. É esse o risco do jogo, nunca sabes quando chega esse derradeiro limite, esse puxão, essa consciência que ” enough is enough” que inverte o jogo e faz com que a corda e a loiça toda se parta, irremediavelmente!

É que, é como se diz ” Há um limite em que a tolerãncia deixa de ser uma virtude

quarta-feira, janeiro 12, 2011

O AMOR NÃO É AQUILO QUE QUEREMOS SENTIR .. É AQUILO QUE SENTIMOS SEM QUERER

O amor é uma caixinha, onde se coloca e se tira... “Quando se dá amor, tira-se da nossa caixinha e coloca-se na caixinha de outro. Quando se recebe amor tira-se da caixinha de outro e coloca-se na nossa”. Acho que essa foi a melhor explicação que já recebi até hoje do amor... Se você só receber e não der, a caixinha enche-se e mais ninguém te consegue dar amor. Se você só dá, chega uma hora que acaba o seu. Por isso na vida, é importante dar e receber amor. Nem sempre, aquele que recebe de nós é o que nos dá. Nem sempre damos àqueles de quem recebemos. Mas sempre estamos fazendo troca e reciclando o nosso stock de amor. Não deixe sua caixinha esvaziar, nem deixe sua caixinha encher. Saiba dar e receber. Coloque amor em tudo que faz, desde o acordar até ao dormir, no trabalho, no trânsito, em casa... As coisas, os detalhes feitos com amor têm outro sabor, tanto para quem faz como para quem recebe. Coloque amor no seu sorriso pela manhã. Coloque amor no seu bom dia. Coloque amor nos detalhes do dia... Coloque amor nas pequenas coisas, e nas grandes também... E verá que sua vida será cheia de realizações, sucesso, alegrias, coisas boas e amor. Lembre-se de que a felicidade só depende de nós, e viva melhor!!!

quarta-feira, janeiro 05, 2011

PASSO A PASSO CHEGAREMOS À META ...

O cúmulo da preguiça é o ser mais fácil ouvir um “não” do que um “sim”. Um “não” faz-nos arrumar o assunto, desistindo, o “sim” obriga-nos a continuar a tentar e a sermos persistentes. É por isso que muitas vezes arranjamos maneira de destruir mentalmente o que demora a ser concretizado. Cedemos às ânsias, tornamo-nos nervosos, agitados e começamos a encontrar dificuldades em todo o lado, acabando por afastar da nossa mente a possibilidade de vitória. Devemos aprender a saborear todas as fases da vida sem ansiedade, sem medos e deixar que o ser forte, belo e estável que está dentro de nós tome o comando da nossa vida. Quando sentimos que nunca mais chega a hora de concretizar o que tanto desejamos devemos ir aproveitando todas as outras coisas de o Universo tem para nos dar e continuar a caminhar, pois é passo a passo que se consegue chegar à meta. Não vale a pena correr atabalhoadamente, pois se o fizermos mais tarde ou mais cedo acabaremos por tropeçar, cair e perder muito mais tempo e disposição. Devemos continuar o nosso trabalho mas com alento e dinamismo, não pelos outros, mas por nós, pois mesmo que pensemos que ainda não estamos a ser reconhecidos, podemos estar enganados.

domingo, janeiro 02, 2011

JAMAIS CHEGARIA ONDE CHEGUEI ...

Eu jamais chegaria aonde cheguei
se só andasse em linha recta.
Tive que voltar atrás, andar em círculos,
perder dias,
perder o rumo,
perder a paciência e me exaurir em tentativas
aparentemente inúteis para encontrar um quase endereço,
uma provável ponte: a entrada do encontro…
Acertei o caminho não porque segui as setas,
mas porque desrespeitei todas as placas de aviso...