Pérolas de Sabedoria

quarta-feira, setembro 20, 2006

TALVEZ ...

Talvez hoje seja um dia especial, talvez não seja assim tanto. Talvez tenha aprendido, com os anos, ou ultimamente, que muitos dias – não todos – podem ser dias marcantes. Pode não ser apenas hoje. É preciso que sejam muitos hojes. Dias que marcam, dias que afectam, dias que acontecem devagar, outros mais velozmente, dias que surpreendem, dias em que a rotina é saboreada calmamente. Não importa sorrir apenas num só dia por ano. Que esse dia seja a continuidade, o aprender a estar que resulta de todos, de muitos dias anteriores. Um sorriso recebendo o dia de hoje, mais uns quantos que virão. Partilhando-o sempre.
Mesmo assim, sendo um dia tão especial como outros (sendo sincera ou talvez apenas emocional, é-o um bocadinho mais), daqui a um ano – gostava de o sentir ainda mais especial.

sexta-feira, setembro 01, 2006

VAI AONDE TE LEVA O CORAÇÃO

A vida é um mar de surpresas nem sempre boas que nos fazem crescer como pessoas... Fazem-nos acreditar no mais belo, confiamos no que nos dizem, mostram-nos o quanto somos importantes, pintam-nos a vida como se fosse uma rosa de veludo sem espinhos, fazem-nos viver o momento com intensidade, lutar pelo que amamos e pensar no futuro... E quando menos esperamos, na altura menos imprória, em que mais precisamos que estejam connosco, a luz se transforma em trevas e tudo se transforma no oposto... E as primeiras perguntas que surgem: "porquê?", "porque é que não são verdadeiros connosco? "
Perguntas sem resposta...

"...não somos seres suspensos em bolas de sabão, que vagueiam felizes pelos ares; nas nossas vidas há um antes e um depois, e esse antes e esse depois são uma ratoeira para os nossos destinos, pousam-se sobre nós como uma rede se pousa sobre a presa.(...)O destino possui todo o poder e o esforço da vontade não passa de um pretexto.(...)...quando o caminho atrás de ti é mais comprido do que o que tens à tua frente, vês uma coisa que nunca tinhas visto antes: o caminho que percorreste não era a direito mas cheio de encruzilhadas, a cada passo havia uma seta que apontava para uma direcção diferente; dali partia um atalho, de acolá um carreiro cheio de ervas que se perdia nos bosques. Alguns desses desvios fizeste-os sem te aperceberes, outros nem sequer os viste; não sabes se os que não fizeste te levariam a um lugar melhor ou pior; não sabes, mas sentes pena. Podias fazer uma coisa e não fizeste, voltaste para trás em vez de seguir em frente.(...)E quando à tua frente se abrirem muitas estradas e não souberes a que hás-de escolher, não te metas por uma ao acaso, senta-te e espera. Respira com a mesma profundidade confiante com que respiraste no dia em que vieste ao mundo, e sem deixares que nada te distraia, espera e volta a esperar. Fica quieta, em silêncio e ouve o teu coração. Quando ele te falar, levanta-te e vai para onde ele te levar."

"...a principal qualidade do amor é a força..."

retirado do livro Vai aonde te leva o coração de Susanna Tamaro.