Pérolas de Sabedoria

segunda-feira, novembro 21, 2005

ACREDITAR NOS SONHOS

Nós precisamos de ter sonhos, para que nos possamos levantar todas as vezes que cairmos. Acreditar que, a qualquer momento, poderão acontecer coisas boas e mudar o rumo da nossa vida. Nós precisamos de ter sonhos grandes e pequenos, os pequenos, são as felicidades mais rápidas, os grandes, dão-nos força para suportar o fracasso dos sonhos pequenos.
Nós temos que regar os nossos sonhos todos os dias, assim como se rega uma planta, para que cresça ... Precisamos de dizer sempre, a nós mesmos: vou conseguir! vou superar! vou chegar ao meu sonho! Fazendo isto, estaremos a cultivar a nossa luz, a luz de sempre ter esperanças, que nunca se poderá apagar, pois ela é a imagem que nós podemos passar para as outras pessoas, e é através dessa luz que todos nos vão admirar, acreditar em nós.

Olhem para a Lua, pois se não pudermos atingi-la, com certeza iremos conhecer grandes estrelas... ou, podemos vir a ser uma delas.

segunda-feira, novembro 14, 2005

PEDRAS NO CAMINHO


Uma criança brincava no parque com a sua mãe, quando viu perto dali um lindo jardim. Flores coloridas, brancas, vermelhas, rosas e amarelas convidavam-na a brincar.
A criança, sem pensar, olhou para aquelas belas flores e saiu a correr pelo parque em busca do jardim. Só que, no caminho, tropeçou numa pedra e caiu, e ao cair chorou.
Um senhor que estava ali, ao ver a criança em desespero, aproximou-se e sentou-se carinhosamente ao seu lado.
-Estás bem?- disse o homem.
-Eu caí quando tentava chegar ao jardim. Caí e estou triste, acho que vou desistir de ir para lá.
O homem olhou e com doçura disse:
-Meu querido, um dia, há muito tempo, eu também caí ao buscar o jardim. Caí, e não mais me levantei, eu desisti. Desisti do motivo maior que me impulsionava. Abandonei o que minha alma tanto buscava. Sofri e aprendi.
Ouve: Ali na frente, vês um jardim. Sentes que é lá que preferes estar. Então vai e acredita. Mas ,lembra-te, sempre haverá pedras no teu caminho.
A criança, mais calma, olhou para o homem e perguntou:
-Porquê as pedras? O caminho não poderia estar livre?
O homem olhou nos olhos da criança, um olhar tão sincero e sereno que a criança sentiu-se amparada e protegida, então o homem disse:
-Todos podem chegar ao jardim.Todos. Mas as flores são sensíveis e delicadas. Por isso precisam ser protegidas de pessoas despreparadas que poderiam destruí-las. A natureza colocou pedras no caminho para permitir que só aqueles que tiverem a sensibilidade de entender que as pedras não foram feitas para impedir a chegada, mas para serem contornadas, cheguem até lá!
A criança enxugou as lágrimas, levantou-se e continuou em busca do jardim.

Isto acontece-nos no nosso dia-a-dia e por vezes não sabemos interpretar desta forma. Muitas pedras são colocadas no nosso caminho, não para nos prejudicar, mas sim para nos ajudar a chegar onde queremos só se valer mesmo a pena. Temos que aprender que com o nosso esforço teremos a nossa recompensa e aí poderemos dizer: CONSEGUI

quinta-feira, novembro 03, 2005

CICATRIZES


Havia um menino que tinha um mau temperamento. O pai deu-lhe um saco de pregos e disse-lhe que cada vez que ele perdesse a calma, deveria pregar um prego na cerca. No primeiro dia, o menino pregou 17. Nas semanas seguintes, como ele aprendeu a controlar o seu temperamento, o número diminuiu consideravelmente... Ele descobriu que era mais fácil segurar-se do que pregar aqueles pregos na cerca.
Finalmente chegou o dia em que o menino não perdeu a calma em nenhum momento. Ele então falou com o seu pai sobre isso e o pai sugeriu que o menino tirásse da cerca um prego por dia se ele não perdesse a calma. Os dias passaram e o menino, então, estava finalmente pronto para dizer ao pai que tinha retirado todos os pregos da cerca.
O pai, então, pegou-lhe pela mão e foram até a cerca onde lhe disse: "fizeste muito bem meu filho, mas olha só os buracos que restaram na cerca. A cerca nunca mais será a mesma! Quando falas algumas coisas com raiva, elas deixam cicatrizes como estás aqui a ver. Podes enfiar uma faca nalguém e retirá-la. Não importa quantas vezes peças desculpas, a ferida ainda está lá. Um ferimento verbal é a mesma coisa que um físico, embora as palavras possam cair no esquecimento, as marcas deixadas pelo significado são para sempre.

Devemos por isso dar a mão aos que amamos em vez de magoar. Nunca nos deveríamos esquecer que as cicatrizes ficam, perdoam-se mas não se esquecem.
Todos nós já fomos magoados e já magoamos, mas nunca é tarde para nos consciencializarmos que a vida em harmonia é muito mais valiosa.
Ouvi uma vez uma frase que dizia "Só se ri da cicatriz quem nunca foi ferido". E é bem verdade.
O que pensam vocês?

terça-feira, novembro 01, 2005

ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS


Havia um pai que morava com as suas duas jovens filhas, meninas muito curiosas e inteligentes. Elas faziam-lhe sempre muitas perguntas. Algumas ele sabia responder, outras não fazia a mínima idéia da resposta.
Como pretendia oferecer a melhor educação às suas filhas, enviou -as para passar as férias com um velho sábio que morava no alto de uma colina. Este, por sua vez, respondia a todas as perguntas sem hesitar. Já muito impacientes com essa situação, pois constataram que o tal velho era realmente sábio, resolveram inventar uma pergunta que o sábio não saberia responder. Passaram-se alguns dias e uma das meninas apareceu com uma linda borboleta azul e exclamou para a sua irmã:- Dessa vez o sábio não vai saber a resposta!
- O que vais fazer? - perguntou a outra menina.
- Tenho uma borboleta azul nas minhas mãos. Vou perguntar ao sábio se a borboleta está viva ou morta. Se ele disser que ela está morta, vou abrir as minhas mãos e deixá-la voar para o céu. Se ele disser que ela está viva,vou apertá-la rapidamente, esmagá-la e assim matá-la. Como consequência, qualquer resposta que o velho nos der vai estar errada.
As duas meninas, como se vê, não estavam interessadas em aprender e somente desejavam diversão fácil...
Foram, então, ao encontro do sábio, que se encontrava a meditar sob um eucalipto na montanha. A menina aproximou-se e perguntou:- Tenho aqui uma borboleta azul. Diga-me sábio, ela está viva ou morta?
Calmamente o sábio sorriu e respondeu:- Depende de ti... ela está nas tuas mãos.

Assim é a nossa vida, é o nosso presente e o nosso futuro. Não devemos culpar ninguém porque algo deu errado. O insucesso é apenas uma oportunidade de se começar novamente com mais inteligência. Somos nós os responsáveis por aquilo que conquistamos ou não. A nossa vida está nas nossas mãos - como uma borboleta azul.