Pérolas de Sabedoria

domingo, setembro 25, 2005

ROSA E ESPINHOS


Um homem plantou uma rosa e passou a regá-la constantemente e, antes que ela desabrochasse, ele examinou-a. Ele viu o botão que em breve desabrocharia, mas notou espinhos sobre o talo e pensou, "Como pode uma bela flor vir de uma planta rodeada de espinhos tão afiados?" Triste por este pensamento, recusou-se a regar a rosa, e, antes que estivesse pronta para desabrochar, ela morreu. Assim é com muitas pessoas. Dentro de cada alma há uma rosa. Muitos de nós olhamos para nós mesmos e vemos apenas os espinhos, os defeitos. Nós desesperamo-nos, achamos que nada de bom pode vir de nosso interior. Nós recusamo-nos a regar o bem dentro de nós, e, consequentemente, isso morre. Nós nunca percebemos o nosso potencial. Algumas pessoas não vêem a rosa dentro delas mesmas; alguém mais deve mostrá-la a elas. Um dos maiores dons que uma pessoa pode possuir ou compartilhar é ser capaz de passar pelos espinhos e encontrar a rosa dentro de outras pessoas. Esta é a característica do amor -olhar uma pessoa e conhecer suas verdadeiras faltas. Aceitar aquela pessoa em sua vida, enquanto reconhece a beleza em sua alma e ajudá-la a perceber que ela pode superar as suas aparentes imperfeições. Se nós mostrarmos a essas pessoas a rosa, elas superarão os seus próprios espinhos. Só assim elas poderão desabrochar muitas e muitas vezes.

E vocês? Conseguem ver as rosas ou só reparam nos espinhos?

terça-feira, setembro 20, 2005

PARA ALGUÉM ESPECIAL


Faz hoje 8 anos que começamos a nossa caminhada juntos ...Na verdade a caminhada já tinha começado há alguns anos atrás, quando ainda éramos dois adolescentes. Mas há 8 anos é que começou a sério. Assumimos perante o mundo e perante Deus que queríamos construir uma vida em comum.
Deixamos naquele momento de sermos tu e eu para passarmos a ser Nós. Claro que o tu e eu continua a existir, pois cada um de nós tem a sua personalidade, a sua individualidade, mas a nossa vida passou a ser construída em função do Nós.
E passou a ser tudo mais bonito, pois termos com quem partilhar a nossa vida é das melhores coisas que podemos disfrutar. E para que se possa disfrutar bem, há que se ter em mente que um casamento não é feito só de momentos bons, isso é uma utopia. Um casamento tem de ser feito principalmente de momentos bons, mas também temos que saber lidar com os menos bons, pois faz parte do casamento saber superar os contratempos, saber apoiar quando o outro precisa, saber rir, saber chorar, saber compreeder, saber ser tolerante. Tudo isto é saber amar. Nós já passamos por tudo isto.
Agora estamos numa fase em que deixamos de ser só os dois para sermos três. Há muito que esperávamos por isto. Demorou muito tempo, mas conseguimos. É uma nova fase do casamento, diferente, mais madura, mais bonita, mais completa.
E os três vamos continuar juntos a seguir o nosso caminho!

"O amor não consiste em olhar um para o outro, mas sim em olhar juntos para a mesma direção." - Antoine de Saint-Exupéry

quinta-feira, setembro 15, 2005

A MONTANHA DA VIDA


A vida pode ser comparada à conquista de uma montanha. Como a vida, ela possui altos e baixos. Para ser conquistada, deve merecer detalhada observação, a fim de que a chegada ao topo se dê com sucesso. Todo alpinista sabe que deve ter equipamento apropriado. Quanto mais alta a montanha, maiores os cuidados e mais detalhados os preparativos. No momento da escalada, o início parece ser fácil. Quanto mais subimos, mais árduo vai se tornando o caminho. Chegando a uma primeira etapa, necessitamos de toda a força para prosseguir. O importante é perseguir o ideal: chegar ao topo. À medida que subimos, o panorama que se descortina é maravilhoso. As paisagens se desdobram à vista, mostrando-nos o verde intenso das árvores, as rochas pontiagudas desafiando o céu. Lá embaixo, as casas dos homens tão pequenas... É dali, do alto, que percebemos que os nossos problemas, aqueles que já foram superados são do tamanho daquelas casinhas. Pode acontecer que um pequeno descuido nos faça perder o equilíbrio e rolamos montanha abaixo. Batemos com violência em algum arbusto e podemos ficar presos na frincha de uma pedra. É aí que precisamos de um amigo para nos ajudar. Podemos estar feridos ao ponto de não conseguir, por nós mesmos, sair do lugar. O amigo vem e cura-nos os ferimentos. Estende-nos as mãos, puxa-nos e ajuda-nos a recomeçar a escalada. Os pés e as mãos vão se firmando, a corda prende-nos ao amigo que nos puxa para a subida. Na longa jornada, os espaços acima vão sendo conquistados dia a dia. Por vezes, o ar parece tão pesado que sentimos dificuldade para respirar. O que nos salva é o equipamento certo para este momento. Depois vêm as tempestades de neve, os ventos gélidos que são os problemas e as dificuldades que ainda não superamos. Se escorregamos numa ladeira de incertezas, podemos usar as nossas habilidades para parar e voltar de novo. Se caímos num buraco de falsidade de alguém que estava coberto de neve, sabemos a técnica para nos levantar sem torcer o pé e sem magoar quem esteja por perto. Para a escalada da montanha da vida, é preciso aprender a subir e descer, cair e levantar, mas voltar sempre com a mesma coragem. Não desistir nunca de uma nova felicidade, uma nova caminhada, uma nova paisagem, até chegar ao topo da montanha.

Todos nós temos um desejo, um sonho, um objectivo, um verdadeiro Everest. E este Everest não tem 8.848 metros de altitude, nem está entre a China e o Nepal, este Everest está dentro de nós. É preciso ir em busca deste Everest, da nossa mais profunda realização.

E a vossa montanha? Está a ser fácil de escalar?

segunda-feira, setembro 12, 2005

AMIZADE E FLOR


Quando nasce uma flor, ela recebe do sol a energia de que ela precisa, da água o oxigénio fundamental para a sua sobrevivência e, claro, não poderíamos deixar de mencionar a terra de onde ela tira nutrientes que irão complementar tudo de que ela precisa para viver. Essa flor, com o passar do tempo, poderá permanecer bela, com vigor, exalando o perfume característico da sua espécie, se tudo o que ela precisar continuar ao seu redor, ao seu alcance. Quando vem a tempestade, ela irá lutar com as suas forças para continuar a sobreviver, pode até perder alguma pétala, mas ela é forte para seguir adiante até se recuperar, pois apesar de frágil, a vida, o instinto de sobrevivência fala mais alto e após essa experiência ela torna-se até mais forte do que antes.
a nossa vida dá-se o mesmo, nascemos, crescemos e passamos por diversas situações que às vezes não sabemos o porquê nem a razão do que nos acontece, mas sabemos que depois elas nos tornarão mais fortes para outros momentos adversos que voltarem a surgir em nosso caminho. A amizade é um bem precioso que surge na vida das pessoas quando menos se espera, tornando a nossa vida mais feliz. Compartilhamos muitos momentos com os amigos, com alguns mais do que com outros, por afinidade, por confiança ou por força de circunstâncias. Da mesma forma que a flor, a amizade precisa de cuidados para continuar com a mesma força e intensidade, mas a distância, as adversidades, o corre-corre do dia-a-dia, o tempo, faz com que a amizade sofra certa perda, o que não significa que ela enfraqueça, apenas se modifique. Mas, com certeza, se ela for verdadeira e sincera, ela terá da mesma maneira que a flor, forças para se manter, e muitas vezes será até mais sólida porque nasce a saudade, um ingrediente a mais que vem para completar.

E vocês? Não se esquecem de regar as vossas flores?

quinta-feira, setembro 08, 2005

A VIDA



A vida é azul e cheira a mar.
É um pássaro e uma árvore que cresce.
A vida é o luar e a noite que desce para te abraçar.
É música triste. É música alegre.
É um filme! É uma comédia,
é um drama, um romance, é uma tragédia!
É terror, é acção, é suspense! É amor!
A vida é o relógio. É o tempo.
É o sol. E a chuva. É o verão!
A vida és tu. A vida sou eu.
É o teu irmão. É o teu patrão!
A vida é o emprego. E o dinheiro.
É o Natal e os presentes também.
É o bacalhau e os doces. E as férias!
É a confusão.
A vida é Agosto! A vida é desgosto.
É rir. É chorar. É chorar a rir. É partir.
A vida é ficar. É ir e não voltar. É amar!
A vida é muito sexo. É prazer!
É poder. É querer. É acreditar e vencer!
É uma esperança. É uma criança.
A vida é um filho!
A vida é um Adeus. É um princípio.
É um fim. A vida é um não, é um talvez, é um sim!
É uma palavra, uma frase.
É um texto grande! É um poema !
A vida é uma borboleta. É uma baleia!
Uma aranha e uma teia!
É um comboio. É um avião.
É um tum tum. É um coração!
A vida é luz. É escuridão. É o nevoeiro.
É sombra de um pessegueiro.
A vida é o que tu quiseres!

E a vossa vida, o que é?

segunda-feira, setembro 05, 2005

ESTRELA DO MAR


Era uma vez um escritor que morava numa tranquila praia, perto de uma colônia de pescadores. Todas as manhãs ele caminhava à beira do mar para se inspirar, e a tarde ficava em casa a escrever. Um dia, enquanto caminhava na praia, ele viu um vulto que parecia dançar. Ao chegar perto, ele reparou que se tratava de um jovem que recolhia estrelas-do-mar da areia para, uma por uma, deitá-las novamente ao oceano. - Por que fazes isso? - perguntou o escritor. - Não vês! - explicou o jovem - a maré está baixa e o sol está a brilhar. Elas irão secar e morrer se ficarem aqui na areia.
O escritor espantou-se. - Meu jovem, existem milhares de quilómetros de praias por este mundo afora, e centenas de milhares de estrelas-do-mar espalhadas pela praia. Que diferença faz? Deitas umas poucas de volta ao oceano. A maioria vai morrer de qualquer forma. O jovem pegou mais uma estrela na praia, deitou de volta ao oceano e olhou para o escritor. - Para esta aqui eu fiz a diferença...
Naquela noite o escritor não conseguiu escrever, sequer dormir. Pela manhã, voltou à praia, procurou o jovem, uniu-se a ele e, juntos, começaram a jogar estrelas-do-mar de volta ao oceano.


Cada um de nós pode fazer a diferença, através de nossa capacidade...nosso comportamento...nossas atitudes... junto aos amigos... na família....
De alguma forma podemos contribuir para um mundo melhor e cada um sabe a melhor maneira de se fazer isso. A esperança neste mundo melhor é o alimento para nossas almas e o impulso a continuarmos cada dia em busca de nossos ideais. Para isso é preciso acreditarmos que é possível !
Sejamos, portanto, mais um dos que querem fazer do mundo um lugar melhor.
"Sejamos a diferença"!!!

sexta-feira, setembro 02, 2005

PEGADAS NA AREIA


Eu tive um sonho ...
Sonhei que estava a andar na praia com o meu pai e através do céu passavam cenas da minha vida.
Para cada cena que passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era meu e o outro dele.
Quando a última cena passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia, e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiantes da minha vida. Isso chateou-me e perguntei-lhe:
“-Tu tinhas-me dito que me acompanharias toda a minha vida, mas notei que durante as maiores atribulações que tive, havia apenas um par de pegadas na areia. Não compreendo porque é que nas horas que eu mais precisava de ti, tu me deixaste sozinha.”
O meu pai respondeu-me
“-Minha querida filha, jamais te deixaria nas horas de provas e de sofrimento. Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas. Foi exactamente aí que eu te carreguei nos braços”

Por vezes quando pensamos que estamos sozinhos, não estamos, e as pessoas que amamos, e que cedo nos deixaram, acompanham-nos para a vida toda.