Pérolas de Sabedoria

quarta-feira, julho 27, 2005

ACENDA A SUA ESTRELA



Todas as pessoas trazem consigo estrelas que a vida concede. Estrelas de brilhar, estrelas de crescer, estrelas de encontrar o caminho do sonho que se persegue.Saber reconhecer os brilhos e as estrelas é o nosso destino. Há quem se encante com o brilho de estrelas que não são suas e se perde.Há quem deseje o brilho de outra mais distante e por isso passa quase todo o tempo como passageiro, nas estações, à espera de um comboio para lugar nenhum. Aceitar as estrelas que trazemos é o que faz a diferença entre o que queremos ser e o que verdadeiramente somos. Brilhar é acreditar na força que elas têm, desvendar seus mistérios, e aí então deixar que suas luzes entrem alma adentro. Que carregar as estrelas seja como conduzir um candeeiro, para que, onde quer que se vá, longe, alto, possam os outros perceber a claridade.Esse é o desejo: uma felicidade intensa hospedada definitivamente no nosso coração, como estrelas na palma das mãos a iluminar os caminhos.

sexta-feira, julho 22, 2005

LIÇÃO DA BORBOLETA


Muitas vezes passamos um longo tempo das nossas vidas a correr desesperadamente atrás de algo que desejamos, seja um amor, um emprego, uma amizade, um sonho... Muitas vezes, a vida usa símbolos, acontecimentos que são sinais para que possamos entender que, antes de merecermos aquilo que desejamos, precisamos aprender algo de importante, precisamos estar prontos e maduros para viver determinadas situações. Se isso está a acontecer na sua vida, pare e reflita sobre a seguinte frase: "Não corra atrás das borboletas, cuide de seu jardim e elas virão até si". Devemos compreender que a vida segue seu fluxo e que esse fluxo é perfeito, tudo acontece no seu devido tempo. Nós, seres humanos, é que nos tornamos ansiosos e estamos constantemente querendo "empurrar o rio". O rio vai sozinho e obedecendo ao ritmo da natureza. Se passarmos todo o tempo desejando as borboletas e reclamando porque elas não se aproximam da nós mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão. Mas se nos dedicarmos a cuidar do nosso jardim, a transformar o nosso espaço (que é a nossa vida) num ambiente agradável, perfumado e bonito, será inevitável, as borboletas virão até nós!!!

quarta-feira, julho 20, 2005

A VERDADE SOBRE AS PÉROLAS

O nome que dei a este blog foi "Pérolas de Sabedoria". Possivelmente muitos de vocês não sabem porque é que uma pérola é sempre de sabedoria e porque é que uma pérola é preciosa. Pois então, chegou a altura de aqui colocar a verdade sobre as pérolas.


As pérolas são uma ferida curada. Pérolas são produto da dor, resultado da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia. A parte interna da concha de uma ostra é uma substância lustrosa chamada nácar. Quando um grão de areia penetra, as células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas para proteger o corpo indefeso da ostra. Como resultado, uma linda pérola é formada. Uma ostra que não foi ferida, de algum modo, não produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada:
Você já se sentiu ferido pelas palavras rudes de um amigo?
Já foi acusado de ter dito coisas que não disse?
Suas idéias já foram rejeitadas?
Então produza uma pérola... cubra suas mágoas e as rejeições sofridas com camadas e camadas de amor. Lembrem-se apenas de que uma ostra que não foi ferida, não produz pérolas - pois uma pérola é uma ferida cicatrizada.

terça-feira, julho 12, 2005

SABER CALAR

Alguns calam-se por timidez, outros por lhes faltarem as palavras, há ainda os que se calam para ouvir melhor ou para admirar uma obra de arte. Há também os que se calam por se reconhecerem diante de um mistério. Enfim, há sempre um ou outro motivo que oriente o acto de calar, no entanto, mais do que se possa imaginar, o silêncio é pleno de significado e está sempre comunicando algo e enviando uma mensagem. O acto de "calar" é um comportamento que comunica, pois, ao contrário do que se possa pensar, é impossível ao ser humano não comunicar, inclusive no silêncio. Tanto um grande e eloquente discurso, como uma greve de silêncio, passam uma mensagem. O acto de falar e o de calar precisam um do outro, pois quem fala quer ser ouvido, e para ouvir é preciso calar. Alguém que se cala diante de um outro que fala pode assumir este comportamento por diferentes razões, como: "interesse pelo assunto", "timidez", "fuga de conflitos", "falta de disposição para a conversa" etc. Se o formos perspicazes e atentos a esta mensagem que nos passa o ouvinte, poderemos assumir um novo comportamento, se percebermos que isso nos convém. O silêncio não é ausência, mas plenitude de comunicação. Devemos evitar o silêncio negativo do mau-humor, da agressividade, do desgosto, da raiva. É um silêncio que não agrada a a ninguém. O silêncio só é válido quando é escuta, amor. Quando é amor, o silêncio fala. Quando é desamor, o silêncio agride. Arrisquemo-nos, pois, nesta arte de calar por amor. Mesmo se até hoje demos motivos não muito positivos ao acto de calar, é sempre tempo de recomeçar!

terça-feira, julho 05, 2005

CAMINHOS

Na vida é impossível parar. Mesmo quando decidimos não avançar, a vida avança. E às vezes temos mesmo a impressão que ela corre. E nesse nosso viver, encontramos diariamente caminhos na nossa frente. Em cada situação há sempre uma opção de estrada. Escolhemos então a mais longa, mais curta, mais fácil, mais difícil... somos guiados por vontades, necessidades, coração, emoções... e na verdade nem sempre sabemos onde nos conduzirá a nossa escolha. E é preciso a cada dia, cada passo, seguir e assumir. Ninguém, ninguém mesmo pode ou deve ser responsável pelas nossas escolhas. E mesmo se damos ouvidos a um amigo, aos pais, a escolha final e responsabilidade final sempre será nossa. Muitas vezes sofremos porque escolhemos caminhos errados. E sabemos que não há volta para as caminhadas da vida, mas sempre teremos a opção de dirigir nossos passos para direções diferentes. E então uma nova escolha se dá. Com todos os riscos possíveis. Amar alguém, sentir amizade por alguém, não é uma escolha. Pelo menos não voluntária, da nossa mente. Do coração, eu diria, pois não temos controle, não podemos negar sentir esse amor ou essa amizade. Mas podemos decidir seguir esse amor e essa amizade. Isso também é uma escolha, um caminho. O importante é não parar. Li uma vez que "água estagnada apodrece" e penso que ninguém gostaria de viver como água estagnada. Devemos ser como as águas dos rios, correndo sempre em alguma direcção, regando flores que nascem ao nosso lado, matando sede de pássaros e homens, desembocando em grandes mares. E assim segue nossa vida... Cabe a cada um a responsabilidade da escolha diária. E tudo o que posso dizer com certeza de que não há erro possível na escolha, é aquela de seguir o grande, o verdadeiro Caminho. Para os outros, que a sabedoria esteja no coração de cada um para que as escolhas estejam o mais perto possível daquilo que chamamos Felicidade.