Pérolas de Sabedoria

quarta-feira, junho 29, 2005

COMO É FÁCIL SER DIFÍCIL

Basta ficar longe dos outros e, desta maneira, não vamos sofrer nunca. Não vamos correr os riscos do amor, das decepções, dos sonhos frustrados. Como é fácil ser difícil!
Não precisamos nos preocupar com telefonemas que precisam ser feitos, com a ajuda que é necessário dar, com a convivência que é saudável ter. Como é fácil ser difícil! Basta fingir que estamos numa torre de marfim, que jamais derramaremos uma lágrima. Basta passar o resto de nossa existência representando um papel. Como é fácil ser dífícil! Basta abrir mão do que existe de melhor na vida ...
E vocês são fáceis ou difíceis?

terça-feira, junho 21, 2005

A VIDA É AGORA

A gente acostuma-se a medir a vida em dias, meses, anos ... Mas será que é mesmo o tempo que mede a nossa vida?
Ou a gente devia contar a vida pelo número de sorrisos? De abraços? De conquistas? Amores? De sucessos e fracassos?
Por que em vez de dizer tenho tantos anos, a gente não diz: tenho três amigos, oito paixões, quatro tristezas, três grandes amores e dezenas de prazeres?
A gente vai vivendo e, às vezes, esquece-se que a vida não é o tempo que a gente passa nela, mas o que a gente faz e sente enquanto o tempo vai passando.
Dizem que a vida é curta, mas isso não é verdade. A vida é longa para quem consegue viver pequenas felicidades. E, essa tal felicidade vive aí disfarçada, como uma criança traquina brincando às escondidas.
Infelizmente, às vezes não percebemos isso. E passamos a nossa existência a coleccionar nãos.
A viagem que não fizemos;
O presente que não demos;
A festa à qual não fomos;
O ensinamento que não aprendemos;
A oportunidade que não aproveitamos.
A vida é mais emocionante quando se é actor e não espectador.
Quando se é piloto e não passageiro; pássaro e não paisagem.
Como ela é feita de instantes pode e não deve ser medida em dias ou meses, mas em minutos ou segundos.

domingo, junho 19, 2005

PARA ONDE VAMOS?

Para onde nos leva a vida? Que caminhos devemos seguir? Que opções devemos tomar? Deveremos ser conduzidos, ou antes não nos deixar levar?
Tantas são as perguntas e tão poucas são as respostas... vivemos muitas vezes numa dúvida indefinida, numa dimensão perdida. Sentimos, ouvimos, lutamos por causas muitas vezes perdidas. Recusamos olhar em volta, vivemos trancados num mundo injusto, e acomodados, levamos a existênca agarrados ao ontem, temendo o amanhã!
Seria mais fácil abrir o coração, dizer adeus à submição, sonhar com a criação e deixar de temer e sofrer por algo sem razão? Tantas são as escolhas, tantas as falhas, tantas as injustiças, tantas são as lutas que diariamente temos que travar, e para quê? Preciso de tudo isto para me encontrar? No final, para trás vou olhar e perguntar: os sonhos consegui realizar?
A vida nem sempre é fácil, a estrada nem sempre é a direito, o caminho nem sempre se mostra...mas se ouvirmos o coração, se continuarmos a sonhar, se aprendermos a amar, talvez consigamos, mesmo com duvidas, avançar!

terça-feira, junho 14, 2005

PEDAÇOS DE AMIZADE

Eu digo que é o tempo que ganhamos com cada amigo que faz cada amigo tão importante. As Amizades são feitas de pedacinhos. Pedacinhos de tempo que vivemos com cada pessoa. Não importa a quantidade de tempo que passamos com cada amigo, mas a qualidade do tempo que vivemos com cada pessoa. Cinco minutos podem ter uma importância muito maior do que um dia inteiro.
Assim, há amizades que são feitas de risos e dores compartilhados; outras de escola; outras de saídas, cinemas, diversões; há ainda aquelas que nascem a gente nem sabe de quê, mas que estão presentes.Talvez essas sejam feitas de silêncios compreendidos, ou de simpatia mútua sem explicação.
Hoje em dia, muitas amizades são feitas só de e-mails e essas não são menos importantes. São as famosas "amizades virtuais". Diferentes até, mas não menos importantes. Aprendemos a amar as pessoas sem que possamos julgá-las pela sua aparência ou modo de ser, sem que possamos (e fazemos isso inconscientemente às vezes ) etiquetá-las. Há amizades profundas que são criadas assim.
Saint-Exupéry disse: "Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante". E eu digo que é o tempo que ganhamos com cada amigo que faz cada amigo tão importante. Porque tempo gasto com amigos é tempo ganho, aproveitado, vivido. São lembranças para cinco minutos depois ou anos até.
Um amigo torna-se importante pra nós, e nós para ele, quando somos capazes, mesmo na sua ausência, de rir ou chorar, de sentir saudade e nesse instante trazer o outro bem pertinho de nós. Dessa forma, podemos ter vários melhores amigos de diferentes maneiras.
O importante é saber aproveitar o máximo cada minuto vivido e ter depois no baú das recordações horas para passar com os amigos, mesmo quando estes estiverem longe dos nossos olhos.

sexta-feira, junho 03, 2005

LEMBRANÇAS E SAUDADES

... Podem parecer sinónimos, ideias iguais, mas são diferentes no sentir.
Lembrança é da memória, saudade é da alma. Muitas lembranças, poucas saudades.
Lembranças surgem com um cheiro, uma música, uma palavra.
Saudade surge sozinha, emerge do fundo do peito onde é guardada com carinho.
Lembrança pode ser boa, mas quando não é, pode-se afastá-la convocando outra lembrança ou convocando outro pensamento para o lugar, ligando a televisão ou lendo o jornal.
Saudade é sempre boa, mesmo quando dói, e não se apaga, mesmo que otra pessoa tente ocupar o lugar vazio. Ela pode coexistir com um novo amor, sem magoá-lo.
Lembrança é de algo real, de um lugar, uma época, uma pessoa.
Saudade pode ser do que não houve, de uma possibilidade, de algo que nunca existiu.
Lembrança pode ser contada, medida, localizada, e com algum esforço, pode até ser calculada com uma fórmúla matemática, a gosto dos engenheiros.
Saudade é dos poetas, é pautada em rimas e melodias.
Lembrança pode ser sem som, pode não doer.
Saudade jamais é sem som. Se ela não vier com música de fundo, a gente coloca, só para ficar mais bonita, mais agradável de se sentir, para preencher mais a alma vazia.
Lembrança vence a morte, mas conforma-se com a ausência, respeita convençoes.
Saudade ignora a morte, vence distâncias, barreiras e preconceitos.
Lembrança aceita o nosso comando, vai e volta quando queremos.
Saudade é irreverente, independente e auto suficiente.
Gosto mais da saudade!

quarta-feira, junho 01, 2005

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias, sorrisos e brincadeiras.
Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar.
Ser criança é acreditar num mundo cor de rosa, cheio de pipocas.
Ser criança é olhar e não ver o perigo.
Ser criança é sorrir e fazer sorrir.
Ser criança é chorar sem saber porquê.
Ser criança é querer ser feliz.
Ser criança é se esconder para nos preocupar.
Ser criança é errar e não assumir o erro.
Ser criança é pedir com os olhos.
Ser criança é derramar uma lágrima para nos sensibilizar.
Ser criança é isso e muito mais.
É ensinar-nos que a vida, apesar de difícil, pode tornar-se fácil com um simples sorriso.
É ensinar-nos que criança só quer carinho e afecto.
É ensinar-nos que, para sermos felizes, basta apenas olharmos para uma criança.